Diretrizes da Comunidade
As presentes Diretrizes da Comunidade regem o Programa de Avaliações do site Software Advice (Software Advice, Inc.) e das Afiliadas (“Software Advice” “nos” ou “nós”) e dos sites das empresas do grupo e descrevem as regras de utilização para utilizadores, avaliadores e fornecedores. Este documento apresenta três seções principais:
- Compreender as Avaliações: Um guia para todos os utilizadores que abrange o Programa de Avaliações, o controle de qualidade (quality assurance – QA), a verificação das avaliações publicadas no nosso site e como interpretar as avaliações de software.
- Escrever as Avaliações: Uma descrição das diretrizes que as avaliações devem cumprir para serem publicadas e as expectativas razoáveis ao redigir essas avaliações, o processo de sinalização de avaliações e outros detalhes sobre o Programa de Avaliações.
- Questões que Afetam os Fornecedores Uma visão geral sobre questões que afetam os fornecedores, incluindo as diretrizes que os fornecedores devem cumprir, as expectativas quanto ao fornecedor, as melhores práticas e um link para o Portal do Fornecedor com mais informações.
Encontram-se igualmente elaboradas as perguntas frequentes (FAQs) detalhadas para Avaliadores, Fornecedores e referentes ao Processo de Verificação, que irão ajudar a dar respostas a algumas das dúvidas mais comuns sobre o Programa de Avaliações.
Compreender as Avaliações
Visão Geral do Programa de Avaliações
As avaliações cumprem um papel fundamental na educação dos potenciais compradores de software, pela partilha das opiniões de colegas e outros que tenham experiências relevantes. As avaliações não só ajudam os compradores a tomarem decisões mais informadas como dão aos fornecedores feedbacks e percepções valiosas sobre o seu software ou serviço. O Software Advice leva cada avaliação a sério e procura criar um site que seja útil e de alta qualidade, com conteúdo relevante escrito por utilizadores verificados e livre de conflitos de interesses.
O Software Advice enquanto operador do website, exibe conteúdo gerado pela respetiva comunidade de utilizadores de softwares na forma de avaliações de software. As opiniões expressas nas avaliações são dos avaliadores e não do Software Advice. Não subscrevemos qualquer opinião expressa pelos avaliadores nem pela administração do fornecedor em resposta às avaliações. Encontram-se identificadas nas presentes Diretrizes da Comunidade as regras que regem o Programa de Avaliações para (i) os utilizadores do site, (ii) os utilizadores que escrevem avaliações, e (iii) os fornecedores que estão listados e/ou são avaliados no site.
Controle de Qualidade (QA) e Processo de Verificação
O Software Advice pretende ser uma plataforma de avaliações de alta qualidade e para atingir esse objetivo criamos um processo robusto de Controle de Qualidade (QA) das avaliações. Todas as avaliações são examinadas manualmente pela nossa equipa de especialistas, com o intuito de assegurar que as avaliações publicadas provêm de fontes verificadas e fornecem um conteúdo útil. Todas as avaliações são tratadas de igual forma durante o processo de verificação, independentemente da classificação ou do fornecedor.
Sendo uma plataforma de avaliações impulsionada pelos utilizadores, o Software Advice fornece uma plataforma neutra para facilitar as discussões entre os fornecedores e os compradores de software. Portanto, é objetivo do Software Advice assegurar a proteção contra fraudes por meio de medidas para verificar a identidade de cada avaliador. Pretendemos igualmente confirmar que o avaliador não tem conflitos de interesses (tal como ser funcionário da empresa ou concorrente da empresa do produto) e que o conteúdo da avaliação cumpre com as diretrizes para publicação (indicadas abaixo).
Estes são os três passos principais para a verificação das avaliações:
-
Verificação da Identidade. Cada avaliador é pesquisado pela nossa equipa de especialistas para verificação de alguns identificadores chave como o nome, o cargo ou o endereço de e-mail que assegurem que a avaliação foi escrita por uma pessoa real. Se o avaliador não puder ser identificado, a avaliação não será publicada.
-
Verificação de Conflitos de Interesses. O nome e a empresa de cada avaliador são verificados em relação ao produto que está a ser objeto de avaliação. Se o avaliador estiver de algum modo relacionado com o fornecedor ou se for identificado como concorrente direto, a avaliação não será publicada.
-
Verificação do Conteúdo. Cada avaliação passa por uma análise para assegurar que é original, autêntica e que cumpre os nossos padrões de qualidade. Se o conteúdo não atender aos nossos padrões (que incluem, entre outros, aqueles indicados abaixo), a avaliação não será publicada.
-
O que mais a Equipa de Controle de Qualidade examina?
-
Linguagem Inadequada, Violenta ou Discurso de ódio. Se o conteúdo da avaliação contiver linguagem profana, obscena, constitua bullying ou seja discriminatório.
-
Conteúdo Spam. Se a avaliação for SPAM, sem sentido ou de autopromoção.
-
Avaliador Inválido. Se o avaliador for identificado como fraudulento, tal como um fornecedor que escreve avaliações como se fosse um cliente ou um avaliador pago para escrever avaliações falsas.
-
Avaliações Duplicadas. Se o conteúdo da avaliação já foi publicado online ou o avaliador já avaliou o produto.
-
A lista não para por aqui… Usamos as mais diversas ferramentas especializadas que vão além de uma pesquisa básica na internet. Uma avaliação que não passe na lista de verificação é submetida a uma análise ainda mais profunda da nossa gestão ou é desativada.
Os avaliadores que violarem as nossas diretrizes repetidamente, tentarem abusar do nosso programa ou forem considerados disseminadores de spams, poderão ter todas as suas avaliações desativadas e estar sujeitos a penalidades, inclusivamente, sujeitos a sanções legais. Contudo, como plataforma neutra de avaliações, quanto se decide quais as avaliações que deverão ser publicadas, não julgamos o mérito das opiniões expressas no site e não verificamos os factos apresentados no conteúdo. O Software Advice oferece a terceiros a possibilidade de sinalizarem as avaliações para investigação (veja Como Sinalizar uma Avaliação).
Como Ler uma Avaliação
Uma avaliação expressa a opinião de uma única pessoa com experiência no uso de um determinado produto de software.
Ao examinar um conjunto de avaliações de produto de software é importante ter em consideração o seguinte:
-
Não confie apenas numa avaliação. A experiência de cada avaliador é única e própria da sua situação. Sempre que possível, tenha em consideração várias avaliações para entender amplamente os recursos e suporte do software.
-
Tenha em consideração a resposta do fornecedor. Cada história tem mais do que um lado. Tenha em consideração tanto a avaliação quanto a resposta do fornecedor. As respostas do fornecedor podem ser usadas para medir como ele lida com questões de suporte ao cliente.
-
Analise as avaliações ao longo do tempo. É importante considerar como as avaliações de um fornecedor foram progredindo com o tempo para ver se os problemas anteriores estão a ser resolvidos e se novos problemas estão a ser atendidos. As avaliações mais recentes tendem a refletir o conjunto de recursos mais atual do produto e as experiências mais relevantes.
Embora as avaliações publicadas não tenham a finalidade de indicar um determinado curso de ação para os leitores, são uma ferramenta importante para os compradores de software, para que possam tomar decisões informadas. Use o bom senso ao julgar o conteúdo de uma avaliação e tome decisões com base em todas as informações que tem ao seu dispor.
Escrever as Avaliações
Dicas para escrever uma ótima avaliação
As avaliações de software publicadas no nosso site ajudam milhões de compradores de software a selecionar o software que melhor atenda às suas necessidades e às necessidades dos seus negócios. Considere estas dicas no momento de escrever a sua avaliação:
-
Seja específico. Que recursos você adora? Ao invés de apenas dizer que gosta do produto, explique o porquê. Use exemplos claros de experiências específicas - quanto mais detalhes, melhor.
-
Seja legível. As avaliações precisam ser compreensíveis para os outros. Use a gramática correta, sem excessos de maiúsculas ou pontuações e não se esqueça de verificar a ortografia.
-
Seja objetivo. Tente realçar tanto os aspectos positivos quanto os negativos na sua avaliação, mesmo se a sua experiência tende mais para um lado.
-
Seja atual. As melhores avaliações são escritas sobre as versões atuais do software, no prazo de cerca de um ano de uso.
-
Seja relevante. Proporcionamos um fórum aberto, mas tente fazer com que a sua avaliação seja útil para outros compradores de software. Evite discussões fora do tópico ou opiniões pessoais não relevantes para a sua experiência direta de uso do software.
OBS.: as dicas acima não constituem diretrizes formais, mas antes melhores práticas para elaborar avaliações de software úteis e bem escritas.
Diretrizes para Avaliações
As avaliações que não cumpram com as diretrizes abaixo podem, mediante avaliação do Software Advice, ser removidas ou não publicadas:
-
As avaliações devem ser enviadas com uma identidade que possamos verificar. Mesmo se preferir exibir a sua avaliação anonimamente, devemos ter a capacidade de verificar a sua identidade. O Software Advice incetiva os utilizadores a iniciarem sessão pelo LinkedIn para ajudar e facilitar essa verificação.
-
Os avaliadores não devem ter qualquer conflitos de interesses com o produto a ser objeto de avaliação. Os fornecedores, seus funcionários ou qualquer pessoa com interesse financeiro no sucesso de um produto não podem avaliar o próprio produto nem o produto de um concorrente.
-
As avaliações devem ser publicadas pelo avaliador de facto. Para manter o processo de verificação, o Software Advice não permite que as avaliações sejam publicadas em nome de outra pessoa ou com uma identidade alheia.
-
As avaliações devem ter conteúdo original. Não permitimos a publicação de avaliações copiadas de outra fonte, incluindo do nosso próprio website.
-
As avaliações não devem ter conteúdo abusivo, de ódio, ameaçador ou intimidador. Não permitimos que as avaliações tenham ameaças pessoais, obscenidades ou discurso de ódio.
-
As avaliações não devem incluir informações pessoais de outras pessoas. Não permitimos que as avaliações contenham informações que possam ser usadas para identificar um indivíduo ou de outra forma comprometer a sua privacidade. As informações pessoais incluem os nomes, endereços, números de telefone ou quaisquer outros tipos de informações pessoalmente identificáveis.
-
As avaliações não devem promover ou criticar um produto diferente do que está a ser objeto de avaliação. Não permitimos menções a outro produto ou fornecedor que não o avaliado, a não ser que a relação com outro aplicativo seja necessária para deixar uma avaliação útil.
-
As avaliações não devem infringir nenhum acordo jurídico. As avaliações não devem infringir obrigações de confidencialidade, de sigilo ou contratuais com terceiros.
-
As avaliações não devem conter informações económicas. As avaliações não devem mencionar qualquer quantia monetária específica dispendida durante o uso do produto.
-
As avaliações não devem acusar nem denúnciar fraude ou qualquer atividade criminal. A menos que a fraude ou atividade tenha sido provada em juízo, não são permitidas referências a questões jurídicas nas avaliações. A equipa do Software Advice não está qualificada para tomar decisões quanto à veracidade de uma acusação legal.
Como plataforma de conteúdo neutra, o Software Advice confia que os seus avaliadores fornecerão informações precisas e honestas sobre a sua experiência com o software. Embora não se tente determinar a veracidade de uma avaliação, nem se subscrevam as opiniões formuladas, é possível, a qualquer tempo e por qualquer motivo, proceder à revisão do conteúdo de uma avaliação e, mediante avaliação do Software Advice, remover uma avaliação que viole as nossas diretrizes e políticas.
Expectativas relacionadas ao Avaliador
O Software Advice pretende ser um espaço no qual os avaliadores, respeitando as Diretrizes da Comunidade, possam ter a seguinte experiência:
-
Estar livres de assédio de fornecedores ou de outros avaliadores. Um avaliador nunca deve estar sujeito a qualquer tipo de assédio de um fornecedor ou de outro avaliador no site.
-
Receber um tratamento igualitário das avaliações, independentemente da classificação dada ou do status do cliente. Todas as avaliações passarão pelos mesmos processos de verificação e controle de qualidade, seja qual for a classificação do produto objeto de avaliação. As avaliações de produtos de clientes são tratadas da mesma forma que as de produtos de não clientes.
-
As avaliações são publicadas tal como enviadas. O Software Advice não edita nem modifica o conteúdo de uma avaliação de modo que altere sua intenção (por exemplo, podemos corrigir erros de digitação). Ao contrário, se parte da avaliação não cumprir com as nossas diretrizes, não será publicada como um todo ou será removida. Os avaliadores poderão reenviar uma avaliação que cumpra com as diretrizes.
-
As informações privadas permanecem privadas. O Software Advice não revela a terceiros dados pessoais de contacto nem comunicações partilhadas (exceto quando exigido por lei para ajudar em investigações legais). No entanto, os avaliadores podem optar por exibir dados como o nome e a empresa ao lado de sua avaliação para que funcionem como um contexto adicional para a avaliação.
-
Opção de anonimato. Os avaliadores podem optar por manter o anonimato da avaliação aos fornecedores e utilizadores do site iniciando sessão pelo LinkedIn e selecionando a opção para permanecer anónimo. Nesses casos, o nome e a empresa do avaliador estarão disponíveis para a nossa área administrativa para fins de verificação, mas permanecerão ocultos dos fornecedores e utilizadores do site.
-
Possibilidade de atualizar o conteúdo da avaliação mediante solicitação. Qualquer avaliador que pretenda alterar ou atualizar a avaliação deve entrar em contato com a equipa do Software Advice. Para fins de verificação, cada avaliador deve entrar em conctato através do mesmo endereço de e-mail submetido com a avaliação original.
Por favor, reporte as violações das diretrizes acima ou qualquer conduta que interfira de algum modo com a capacidade de outras pessoas terem a experiência descrita acima a [email protected] para que que seja possível iniciar uma investigação. Os infratores podem estar sujeitos a sanções a nosso critério, incluindo um comentário no perfil do fornecedor ou a proibição de acessar o site.
Sinalizar uma Avaliação para Investigação
Dispomos de um processo robusto de Controle de Qualidade (QA) e Verificação, elaborado para ajudar a assegurar que as diretrizes do site sejam cumpridas, bem como a implementação de uma tecnologia de proteção contra avaliações fraudulentas. Contudo, como nenhum sistema é perfeito, ocasionalmente, alguma avaliação imprópria ou fraudulenta pode escapar aos mencionados controles. Nesses raros casos, as avaliações podem ser sinalizadas pelos utilizadores para revisão e investigação pela nossa equipa.
Se suspeita que uma avaliação é fraudulenta ou de qualquer forma inapropriada, por favor reporte enviando um e-mail a [email protected]. Além de indicar que gostaria de sinalizar uma avaliação, deve fornecer um link para a página do produto, detalhes sobre a avaliação em questão e todos os factos que possam ajudar a nossa equipa na investigação. A equipa de revisão do Software Advice examinará a avaliação para determinar se cumpre com as diretrizes do site. Se a equipa determinar que uma avaliação não cumpre com as diretrizes, será removida do site. Se a avaliação cumprir com as diretrizes, permanecerá publicada.
Como a revisão que o Software Advice faz não verifica os factos apresentados no conteúdo, não podemos remover uma avaliação devido a uma discordância com as opiniões ou factos indicados. Além disso, como o Software Advice é uma plataforma neutra, não mudaremos uma avaliação a pedido de um fornecedor ou simplesmente porque uma avaliação é negativa. Embora seja possível investigar a legitimidade de uma avaliação, se for levantada a dúvida, qualquer decisão sobre uma avaliação será tomada apenas pela equipa de investigação de avaliações independentemente da origem da solicitação. Uma “sinalização” apenas assegurará que a nossa equipa de revisão fará a investigação, mas não é uma garantia de remoção. Todas as solicitações serão avaliadas por ordem de chegada, não sendo necessário ao solicitante realizar qualquer outra ação. Depois de confirmar a receção da sua solicitação enviaremos uma comunicação sobre os resultados da investigação, quando esta estiver concluída. Por favor, saiba que abusar do sistema de sinalização de avaliações poderá resultar em sanções.
Processo de Investigação de Avaliações
Quando uma avaliação é sinalizada para investigação, a nossa equipa de suporte fará uma revisão para garantir que (i) a avaliação cumpre com o Processo de Controle de Qualidade e Verificação, e (ii) o seu conteúdo não infrinje as Diretrizes de Avaliações. A equipa poderá entrar em contato com o avaliador para obter mais informações e também usará inúmeras ferramentas para determinar se a avaliação viola ou não as Diretrizes de Avaliações.
Observe o seguinte:
-
Como o Software Advice não tem a possibilidade de validar comunicações privadas, como trocas de e-mail ou conversas telefónicas realizadas entre um fornecedor e um avaliador fora do nosso site, estas podem não ser confiáveis. Qualquer prova desse tipo será apenas um entre muitos outros factores considerados na investigação.
-
Como uma plataforma de conteúdo neutra, o Software Advice não tomará decisões subjetivas quanto à intenção e opiniões expressas no conteúdo de qualquer avaliação.
-
O Software Advice não faz qualquer tipo de arbitragem. O Software Advice não atua como mediador e não interfere em disputas entre os avaliadores e fornecedores.
-
O Software Advice não partilha informações de contactos pessoais ou comunicações entre nós e os avaliadores. O Software Advice considera a privacidade uma questão séria e esforça-se para cumprir com a Política de Privacidade.
A maioria das investigações é concluída dentro de uma semana, podendo prolongar-se de forma a permitir a realização das pesquisas necessárias para tomar uma decisão informada. Durante a investigação, a avaliação em questão continuará publicada e visível no perfil do fornecedor. Para evitar que falsas acusações manipulem as pontuações gerais das avaliações recebidas, o Software Advice não remove as avaliações durante a investigação.
O Software Advicenão revela os protocolos de investigação pois isso ajudaria aqueles que queiram manipular o nosso sistema. Asseguramos que as solicitações de investigação são seriamente consideradas e que cada caso é avaliado manualmente e discutido pela nossa equipa pela ordem que são recebidas. Concluída a investigação, será enviado um e-mail ao solicitante a comunicar o conteúdo da decisão.
Sobre as Avaliações que recebem incentivos
Oferecer “incentivos simbólicos” como forma de encorajar a submissão de avaliações é amplamente reconhecido como uma prática comum. Dito de outra forma, os incentivos ajudam a motivar os utilizadores de software a deixarem avaliações. Acreditamos que o valor que a comunidade online ganha com um maior número de avaliações a considerar supera em muito qualquer possível inconveniente, algo que é confirmado por vários estudos. Se o Software Advice publicasse apenas as avaliações que não receberam um incentivo: (i) a comunidade online teria orientações menos práticas para ajudar nas decisões de compra; e (ii) haveria um risco de que a prática de incentivos simplesmente fosse feita de forma clandestina e não abertamente. Uma atividade clandestina seria praticamente impossível de monitorizar.
As Diretrizes de Endosso da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) exigem que as empresas online apresentem notificações claras quando uma avaliação foi enviada em troca de um incentivo simbólico (seja a convite do website ou do fornecedor do software). Consulte https://www.ftc.gov/tips-advice/business-center/guidance/ftcs-endorsement-guides-what-people-are-asking. As políticas do Software Advice exigem que esses incentivos sejam feitos a todos os avaliadores para que enviem avaliações honestas, independentemente da classificação que dão ao produto.
O ícone “Fonte do Avaliador” indicará se uma avaliação foi escrita em troca de um incentivo mesmo que simbólico, como um vale-presente. Isso ocorre com a avaliação que provenha tanto de um convite do Software Advice ou dos sites das empresas do grupo, Software Advice e Capterra, como do fornecedor.
Sobre as Avaliações “Anónimas”
Algumas avaliações publicadas no Software Advice aparecem sem o nome ou empresa do avaliador e indicam apenas que foram publicadas por um “utilizador verificado”. Em termos claros, embora tudo indique que foram enviadas anonimamente, essas avaliações foram submetidas por utilizadores que iniciaram sessão a partir da sua conta pessoal do LinkedIn e enviaram os seus dados, mas por questões de privacidade optaram por não exibir publicamente a sua identidade. Embora um avaliador possa escolher não partilhar publicamente os seus dados pessoais, a sua identidade será sempre verificada pela equipa de controle de qualidade antes de se permitir a publicação de uma avaliação.
Quando um avaliador seleciona a opção de anonimato, é contra a nossa política revelar ao público ou a outros fornecedores qualquer informação sobre esse avaliador, inclusivamente as suas informações de contactos pessoais. A equipa de controle de qualidade do Software Advice verifica manualmente cada avaliador, de acordo com as Diretrizes, na tentativa de confirmar que as avaliações publicadas foram enviadas apenas por avaliadores legítimos. Para mais informações sobre o processo de controle de qualidade, clique aqui.
Procedência das Avaliações
Como todos os outros sites de avaliações online, o Software Advice obtém as suas avaliações de diferentes canais. Muitas são enviadas por compradores de software que visitam o nosso site enquanto pesquisam produtos e escolhem deixar uma avaliação. Outras avaliações são publicadas por membros da nossa comunidade de avaliadores aos quais podemos oferecer um incentivo em troca de uma avaliação. No entanto, outras avaliações podem também ser solicitadas por um fornecedor que incentive um cliente a deixar uma avaliação do produto no nosso site. Em todos os casos, independentemente do canal pelo qual a avaliação é enviada para o nosso site, aplicamos o mesmo rigoroso processo de Controle de Qualidade.
OBS.: o Software Advice também exibe avaliações dos sites das empresa do grupo, Software Advice e do Capterra. Embora as avaliações possam ser acedidas nos três sites, o site pelo qual foi enviada será indicado como “Origem”.
Sobre a equipa de revisão
A equipa de revisão do Software Advice procura examinar cada avaliação enviada pelos seus sites. Cada membro da equipa é treinado sobre os nossos procedimentos de investigação e encarregue da tarefa de verificar a identidade de cada avaliador, identificar possíveis conflitos de interesses e assegurar que as avaliações enviadas cumprem com as Diretrizes. Com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, o Software Advice encontra-se, nessa área, em constante processo de melhoria e ajuste do conhecimento especializado da equipa.
A equipa do Software Advice é treinada para ser neutra e imparcial na verificação de uma avaliação. Tratamos uma avaliação de cinco estrelas, que partilha uma experiência positiva, exatamente da mesma forma que tratamos uma avaliação de uma estrela, contando uma experiência negativa. Como plataforma neutra de conteúdo online, o Software Advice não pode remover uma opinião ou uma afirmação de um avaliador verificado a não ser que considere, de acordo com a nossa avaliação que viola os padrões do site.
Para reforçar essa posição, a equipa de avaliações permanece separada e independente das equipas e iniciativas de vendas e de relacionamento. A equipa de avaliações trata todos os fornecedores – clientes ou não clientes – de igual forma, assegurando que todas as avaliações publicadas passam pelo mesmo processo de Controle de Qualidade. O Software Advice leva as suas obrigações legais e regulatórias a sério quando se trata do programa de avaliações e de assegurar, de forma contínua, que todas as políticas e práticas cumprem com as leis e regulamentações aplicáveis.
Questões que afetam os Fornecedores
Diretrizes para os Fornecedores
No intuito de proteger os direitos do comprador e continuarmos a ser uma plataforma neutra e de confiança, o Software Advice pede aos fornecedores que cumpram com as seguintes diretrizes quanto à avaliação dos seus produtos e serviços. Os fornecedores que violem as diretrizes abaixo podem estar sujeitos a sanções impostas tanto pelo Software Advice como pela lei. As sanções podem incluir um comentário no perfil do fornecedor ou a suspensão dos serviços, o que será determinado de acordo com a avaliação exclusiva do Software Advice.
-
Os Fornecedores não podem publicar avaliações dos seus próprios produtos, nem de produtos de um concorrente. Os fornecedores não podem publicar avaliações em nome de utilizadores nem podem submeter uma avaliação dos seus próprios produtos ou de produtos sobre os quais poderiam obter benefícios estratégicos ou financeiros. Os fornecedores não podem treinar os seus clientes nas avaliações nem recolher indiretamente ou promover a recolha de avaliações do nosso site. As avaliações devem ser submetidas diretamente pelo utilizador por meio do formulário de avaliação do site. Além disso, não permitimos que os fornecedores publiquem uma avaliação de um produto do concorrente, mesmo se essa avaliação se basear na sua própria experiência real de uso do produto.
-
Os fornecedores não devem assediar os avaliadores sobre o conteúdo ou a classificação da sua avaliação. Os fornecedores são encorajados a responder aos avaliadores do site de maneira construtiva, porém, não devem entrar diretamente em contacto com os avaliadores sobre o conteúdo de uma avaliação, especialmente de uma forma que o avaliador possa considerar inoportuna. O Software Advice encoraja o diálogo construtivo entre utilizador e fornecedor por meio do recurso “responder” dentro no Portal do Fornecedor, que lhe permite publicar uma resposta a uma avaliação. As respostas do fornecedor a uma avaliação devem ser respeitosas e não devem ter conteúdo abusivo, de ódio, ameaçador ou de assédio.
-
É proibido abusar do serviço de investigação de avaliações. No Software Advice, ficamos felizes em investigar as avaliações que são sinalizadas como potencialmente violadoras das nossas Diretrizes. Porém, se suspeitarmos que um fornecedor abusou do sistema de sinalização de avaliações sob falsas pretensões, de modo a inflamar artificialmente as classificações das avaliações, o Software Advice, de acordo com a sua avaliação, pode impor sanções à conta do fornecedor em questão.
-
Os fornecedores devem revelar qualquer avaliação recebida em troca de um incentivo. Para cumprir com as Diretrizes de Endosso da FTC, incluímos um indicador em cada avaliação para identificar que ela foi recebida em troca de um incentivo. As avaliações fornecidas pelo nosso site por meio do Programa de Avaliação como Serviço (Review as a Service – RaaS) terão esse indicador, o que significa que o avaliador recebeu um incentivo para enviar uma avaliação honesta. Os fornecedores que oferecerem incentivos devem usar o link fornecido no Portal do Fornecedor quando realizarem um Programa de Avaliações com incentivos, independentemente dos nossos serviços de obtenção de avaliações. Se o link de incentivo não estiver disponível, os Fornecedores devem ainda assim divulgar qualquer incentivo recebido e exigir que os avaliadores divulguem qualquer incentivo recebido em troca da submissão da avaliação. Os fornecedores são encorajados a entrar em contato com o seu representante de conta para obtenção de orientação sobre como relatar avaliações que receberam incentivos ou para outras questões.
O Software Advice aplica essas diretrizes de avaliação do fornecedor a todos os fornecedores seja qual for o status da sua conta (clientes ou não clientes).
Expectativas relativas ao Fornecedor
Todos os fornecedores que acedam ao nosso site e sigam as nossas diretrizes da comunidade e do fornecedor devem esperar o seguinte:
-
Uma avaliação rigorosa das avaliações submetidas. Todas as avaliações, independentemente da sua classificação ou do status do fornecedor (cliente ou não cliente), passam pelo mesmo processo rigoroso de controle de qualidade.
-
Uma investigação justa das avaliações sinalizadas, independentemente do status do cliente. Como a nossa equipa de avaliações opera com independência em relação às equipas de vendas e de marketing, todas as avaliações sinalizadas serão investigadas por méritos próprios, independentemente de qualquer relacionamento entre o nosso site e um fornecedor.
-
Uma oportunidade de responder a qualquer avaliação do seu produto de maneira respeitosa. O Software Advice encoraja todos os fornecedores a responder às avaliações dos seus produtos como forma de iniciar um diálogo construtivo com o avaliador. Este intercâmbio pode gerar uma experiência positiva tanto para o fornecedor como para o avaliador e demostra a outros compradores de software o atendimento responsivo ao cliente do fornecedor.
Práticas recomendadas do Fornecedor para Avaliações
A equipa do Software Advice mostra que um programa confiável de avaliações online complementa os esforços de marketing dos fornecedores e encoraja a criação de uma comunidade de utilizadores ativa. O melhor lugar para os fornecedores administrarem ativamente as avaliações é no Portal do Fornecedor. Os fornecedores encontrarão, no Guia Avaliações, um link para o formulário de avaliação para cada um dos seus produtos anunciados. Se um fornecedor tiver vários produtos anunciados, também deverão ter um link para a página do produto, o que lhes permite enviar pedidos de avaliações a vários clientes de uma só vez.
Estas são algumas questões que o fornecedor deve ter em mente quando elaborar o seu programa de avaliações:
-
Quando solicitar avaliações, o fornecedor deve estar ciente de que apenas as avaliações aprovadas no nosso processo de Controle de Qualidade e Verificação e que cumprem com as nossas diretrizes de avaliações estão aptas a serem publicadas.
-
Os fornecedores devem respeitar, a todo o momento, as nossas diretrizes do fornecedor.
-
Os fornecedores podem solicitar avaliações durante a comunicação contínua com os seus clientes novos e existentes, nos boletins, por e-mail ou campanhas, em eventos do setor e no seu site. Para mais dicas, leia o nosso eBook sobre avaliações.
-
Os fornecedores são encorajados a participar dos nossos programas de aquisição de avaliações, como Avaliação como Serviço (RaaS), para ajudar a recolher avaliações de utilizadores e a formar um perfil sólido. Para mais informações sobre as opções de recolha de avaliações os fornecedores podem fazer login no Portal do Fornecedor ou contactar o seu representante de conta.
-
Os fornecedores são encorajados a responder a todas as avaliações seja qual for a classificação geral, de modo a demonstrar aos clientes e a todos os compradores de software que estão interessados e são receptivos aos feedbacks dos clientes. Uma resposta eficaz do fornecedor pode também ajudar a colocar a avaliação em contexto mostrando o outro lado da opinião do avaliador. Independentemente do conteúdo da avaliação todas as respostas devem ter um tom profissional, construtivo e útil.
Por favor, veja as nossas perguntas frequentes (FAQs) para Avaliadores, Fornecedores e o nosso Processo de Verificação. Para dúvidas mais comuns ou para receber mais orientações, entre em contacto com [email protected].
Última Atualização: Setembro de 2019