FAQ sobre Avaliações
Perguntas frequentes (FAQs) para a Verificação e Publicação de Avaliações:
Quem define que avaliações serão publicadas?
Todas as avaliações são examinadas manualmente pela nossa equipa de especialistas com o intuito de assegurar que provêm de fontes verificadas e que forneçem um conteúdo útil. Todas as avaliações são tratadas de maneira igual durante o processo de verificação independentemente da classificação ou do fornecedor. Durante esse processo, será verificada a identidade do avaliador, se existe algum conflito de interesses e examinada a avaliação para ver se cumpre as diretrizes do nosso site. Para uma explicação mais detalhada, consulte as Diretrizes de Controle de Qualidade.
O site publica avaliações negativas?
Em termos práticos, sim. Tratamos as avaliações de uma estrela da mesma forma que tratamos as de cinco estrelas. Como todas as outras plataformas de avaliações online, os nossos sites visam proporcionar um fórum para a discussão sincera entre fornecedores e utilizadores de software. Ao manter a neutralidade é possível receber as mais variadas opiniões que ajudam os compradores de software a tomar decisões informadas. Por essa razão, e também para assegurar o cumprimento das leis aplicáveis, não modificamos o conteúdo nem removemos uma opinião ou declaração de uma avaliação válida. Para uma explicação mais detalhada do nosso processo de Controle de Qualidade, clique aqui.
Porque é que uma avaliação publicada anteriormente foi removida?
O programa de avaliação está em constante evolução. Enquanto vamos melhorando os nossos métodos, examinamos periodicamente as avaliações já publicadas à medida que são sinalizadas no nosso sistema. Se uma avaliação passada não cumpre com os critérios ou diretrizes atuais poderá ser removida pela nossa equipa.
O que acontece se uma avaliação for considerada fraudulenta?
Se uma avaliação for considerada fraudulenta pela nossa equipa será removida do nosso site. Além disso, o avaliador pode estar sujeito à remoção de campanhas de divulgação e/ou ser proibido de deixar futuras avaliações no nosso site. Se entendermos que um fornecedor participou de uma atividade fraudulenta a sua conta pode estar sujeita a futuras sanções, tal como uma advertência publicamente visível sobre a atividade suspeita.
O que é considerado fraude?
O Software Advice empenha-se em fornecer aos seus visitantes um catálogo de avaliações imparcial de outros membros da comunidade. Embora cada avaliador tenha o direito de, e é encorajado a, partilhar as suas opiniões, o Software Advice está atento a tentativas de enganar os outros por meio do conteúdo da avaliação. Qualquer avaliação considerada fraudulenta será removida e o utilizador que a enviou estará sujeito a sanções.
Uma atividade fraudulenta pode incluir, entre outros, o seguinte:
Tentativa de um fornecedor de influenciar a sua própria reputação ou de outro fornecedor mediante:
-
Pagamento de serviços de um terceiro, tal como uma agência de marketing, para publicar avaliações
-
Submeter avaliações do seu próprio produto ou de qualquer software (tal como um produto do concorrente) no qual tenha um interesse financeiro
-
Submeter avaliações em nome de um utilizador real, com ou sem seu consentimento
-
Encorajar avaliações com base em falsas pretensões
-
Desencorajar os utilizadores de publicar opiniões negativas
-
Assediar ou intimidar um avaliador por uma avaliação publicada com o intuito de forçar a remoção da mesma
Os fornecedores não devem avaliar o produto de um concorrente, nem pagar para publicar avaliações na conta de um concorrente.
Atividade fraudulenta pode igualmente incluir tentativas de um avaliador de prejudicar a reputação de um fornecedor, ou obter incentivos, por meio de falsas pretensões, tais como:
-
Escrever uma avaliação de um software sem uma experiência real de uso do produto
-
Escrever uma avaliação de um software depois de um concorrente lho solicitar
-
Copiar conteúdo de outra fonte, inclusivamente do nosso site
-
Permitir que um terceiro publique uma avaliação em seu nome
Um avaliador não deveria avaliar um produto sobre o qual tem algum conflito de interesses ou uma participação financeira em seu benefício.
O que se considera uma avaliação “negativa”?
Acreditamos que é importante não focar apenas na classificação por estrelas. As nossas pesquisas mostram que as pessoas acreditam mais nas avaliações de produtos com vários níveis de classificações por estrelas. Além disso, uma avaliação detalhada, mesmo se com uma pontuação mais baixa, dá uma ideia muito mais clara de uma experiência do que uma avaliação de cinco estrelas com pouca informação.
Encorajamos os nossos fornecedores a responder a todas as avaliações de clientes, independentemente da classificação. Acreditamos (e as pesquisas demonstram-no) que a disposição de um fornecedor de atender a avaliações críticas aumenta a credibilidade, mostra receptividade e, geralmente, cria uma opinião mais favorável do fornecedor e do produto.
A avaliação pode ser enviada por um concorrente?
Não. Quando a nossa equipa de controle de qualidade verifica a identidade de cada avaliador, toma medidas para garantir que se trata de uma pessoa real, não de um impostor e (entre outros quesitos) sem conflitos de interesses (financeiro ou concorrente) com o fornecedor que está a ser objeto de avaliação. Veja mais detalhes no nosso processo de Controle de Qualidade.
As avaliações antigas são removidas se os recursos de um produto são atualizados?
Se uma avaliação foi enviada para uma versão do produto que estava ativa e com suporte naquele momento, a avaliação continuará publicada. É uma reflexão precisa de como foi a experiência do utilizador naquele momento.
À medida que um produto evolui é normal ver uma mudança no conteúdo das avaliações apresentadas e acreditamos que isso é positivo para os compradores de software que acedem ao nosso site. As avaliações mais antigas podem ajudar um comprador de software a analisar como as coisas foram mudando e ajudam a sentir-se mais confiantes de que os problemas estão a ser resolvidos e as atualizações estão a ser realizadas ao longo do tempo.
Como posso sinalizar uma avaliação suspeita?
Tomamos várias medidas para proteção contra avaliações fraudulentas. Contamos com uma tecnologia implementada e uma equipa dedicada à moderação das avaliações. Contudo, como nenhum sistema é perfeito, ocasionalmente, alguma avaliação imprópria pode escapar aos nossos controles. Nesses raros casos, pode sinalizar uma avaliação enviando-nos um e-mail a [email protected] com toda a informação possível sobre a avaliação e os motivos pelos quais acha que deveria ser investigada.
Os fornecedores podem fazer login no portal do fornecedor para ver instruções sobre como sinalizar uma avaliação. Para mais detalhes sobre o nosso processo, consulte as nossas diretrizes de Investigação de Avaliações.
Que provas são consideradas ao examinar uma avaliação sinalizada como fraudulenta?
Embora os nossos processos de investigação sejam confidenciais e todas as decisões sejam discricionárias, delineamos alguns fatores chave que são tidos em consideração durante o processo de investigação de avaliações. Clique aqui para uma visão geral do processo de investigação.
É preciso apresentar um comprovativo de uso ao examinar uma avaliação?
Pediremos um comprovativo de uso aos utilizadores ao investigar avaliações mas não é um quesito obrigatório. A nossa experiência mostra que esse “comprovativo de uso” é uma peça valiosa do quebra-cabeças, mas não uma fonte confiável de comprovação por si só. É apenas um aspecto entre os mais diversos quesitos que usamos ao examinar uma avaliação. Adulterar provas de uso por meio de capturas de ecrã ou imagens manipuladas usadas de pesquisas na internet é o método preferido dos utilizadores que querem burlar o nosso sistema. Além disso, com dezenas de milhares de produtos no nosso catálogo, é simplesmente inviável para a nossa equipa de controle de qualidade ser especialista em verificar comprovativos de todos os produtos. Nos nossos esforços contínuos para tratar todos os fornecedores com igualdade consideramos um “comprovativo de uso” apenas um aspecto entre muitos que compõem a nossa investigação.
Como é possível que avaliações fraudulentas passem na inspeção?
Temos uma tecnologia implementada além de uma equipa dedicada a moderar as avaliações e a proteger contra avaliações fraudulentas. Cada avaliação é verificada manualmente, com cuidado e atenção, para assegurar uma qualidade elevada do conteúdo publicado no nosso site. Contudo, como nenhum sistema é perfeito, e com dezenas de milhares de avaliações submetidas a cada mês, às vezes uma avaliação imprópria pode escapar aos nossos controles. Nesses casos, confiamos nos nossos fornecedores e na comunidade de avaliadores para nos alertar sobre possíveis fraudes, “sinalizando“ uma avaliação para uma revisão aprofundada.
Por que algumas avaliações aparecem com uma nota afirmando que receberam incentivos?
Colocamos um ícone “i” no site para indicar que o avaliador recebeu um incentivo para deixar a sua avaliação. As Diretrizes de Endosso da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA exigem que as empresas online apresentem notificações claras quando uma avaliação foi enviada em troca de um incentivo simbólico (seja a convite do website ou do fornecedor do software). Consulte https://www.ftc.gov/tips-advice/business-center/guidance/ftcs-endorsement-guides-what-people-are-asking. As nossas políticas exigem que esses incentivos sejam feitos a todos os avaliadores para enviarem avaliações honestas independentemente da classificação que dão ao produto.
O Software Advice verifica a precisão dos factos das avaliações?
A nossa equipa analisa centenas de milhares de avaliações de dezenas de milhares de produtos do nosso catálogo. Seria inviável para a nossa equipa de controle de qualidade que igualmente se tornasse especialista em todos os produtos ou dedicar um tempo similar para verificar as informações de cada avaliação. Como queremos tratar todos os fornecedores com igualdade não verificamos os factos das opiniões enviadas pelos nossos avaliadores. Em vez disso, a nossa equipa de controle de qualidade foca-se em verificar a identidade dos avaliadores e em garantir que as avaliações publicadas cumprem com as diretrizes do nosso site. Saiba mais sobre o nosso processo de Controle de Qualidade e as nossas Diretrizes de Avaliações.
É possível publicar no site uma avaliação em língua estrangeira?
Por enquanto, só aceitamos avaliações em inglês. Todas as avaliações enviadas noutro idioma deveriam ser traduzidas para inglês e reenviadas para o nosso site pelo avaliador. Só aceitamos traduções feitas pelos próprios avaliadores já que precisamos de assegurar a autenticidade da avaliação.
Perguntas frequentes (FAQs) para fornecedores:
Como pode um fornecedor responder a uma avaliação?
Permitimos e encorajamos todos os fornecedores a responderem de maneira construtiva e respeitosa às avaliações deixadas nas suas páginas de perfil. Para orientação sobre como fazer, os fornecedores podem aceder ao seu portal de fornecedor e encontrar mais informações sobre como deixar uma resposta via plataforma.
O que devemos fazer se recebermos uma avaliação negativa?
Entendemos que uma avaliação negativa pode ser desconcertante. Como plataforma de avaliações damos oportunidade aos fornecedores de responderem a mal-entendidos ou a problemas. Uma resposta do fornecedor a uma avaliação negativa de utilizador pode transformar-se numa experiência positiva tanto para o fornecedor como para o avaliador, além de demonstrar a outros compradores de software uma ótima experiência de serviço ao cliente. Veja o nosso guia para responder a avaliações negativas, bem como este post de blog sobre os resultados positivos de avaliações negativas.
As minhas respostas a avaliações serão enviadas ao avaliador?
Quando submeter uma resposta a uma avaliação via portal do fornecedor (Capterra e Software Advice), haverá a opção de selecionar “Enviar resposta ao avaliador”. O fornecedor pode enviar a resposta ao avaliador independentemente do avaliador ter decidido exibir as suas informações publicamente.
Seremos notificados quando uma nova avaliação é submetida para os meus produtos?
Não, os fornecedores só recebem uma notificação quando a nossa equipa publica uma avaliação. Para evitar confusão de spams ou avaliações que não passam no nosso processo de controle de qualidade não se enviam notificações quando uma avaliação é submetida.
Não pedimos para essa avaliação ser publicada no nosso perfil; porque é que foi publicada no site?
Os visitantes dos nossos sites podem submeter avaliações ao nosso processo de controle de qualidade sobre o software que quiserem. Como somos uma plataforma imparcial de avaliações impulsionada pelo utilizador não pedimos autorização do fornecedor antes de publicar uma avaliação. Todos os fornecedores são tratados com igualdade e não é possível optar por não receber avaliações. Assim, os nossos avaliadores geram conteúdos valiosos que ajudam a comunidade de compradores de software a tomar decisões informadas.
O fornecedor pode solicitar que um anúncio do produto ou perfil seja removido do nosso site?
Como todas as plataformas de avaliações online fazemos o possível para proporcionar diretórios de produto de software que sejam o mais abrangentes possível. Por isso, a nossa política é não remover as listas de produtos dos nossos sites a menos que: (i) a lista de produto não coincida com uma das categorias de software existentes (ou “diretórios”); (ii) o fornecedor demonstre que o produto já não é ativamente comercializado e/ou vendido ao público; ou (iii) a lista ou perfil não cumpra com as nossas diretrizes.
Porque é que uma avaliação submetida no passado só é publicada agora?
Num esforço contínuo de melhorar o nosso serviço auditamos periodicamente o nosso banco de avaliações. À medida que melhoramos a nossa capacidade de controlar as avaliações, é possível encontrar avaliações passadas com conteúdo ainda válido que podemos publicar agora. Essas avaliações aparecerão na ordem da data de submissão. Como ainda não há carimbo do tempo para avaliações verificadas tratamos essas avaliações passadas da mesma forma que todas as outras avaliações verificadas. As avaliações são publicadas exatamente como foram submetidas.
Sinalizamos uma avaliação para investigação, mas não foi removida. Porquê?
Se uma avaliação não foi removida depois de um pedido de investigação isso significa que a nossa equipa considerou que a avaliação sinalizada cumpre com as diretrizes do site. Embora não possamos dar detalhes sobre o processo de investigação, podemos confirmar que a equipa de avaliações dedica tempo e esforço significativos a investigar cada avaliação sinalizada e a fazer a revisão com base nas diretrizes do site.
As avaliações no nosso perfil mencionam recursos que já não são oferecidos. Podemos removê-las?
Uma avaliação não pode ser removida apenas porque menciona recursos que já não são compatíveis no momento. Se a avaliação era válida no momento da submissão, ela reflete a experiência do utilizador com o software naquele momento específico. Embora as avaliações recentes provavelmente reflitam os recursos mais atuais do produto e experiências mais relevantes, é importante que os nossos compradores considerem como as avaliações foram progredindo à medida que o software evoluiu.
O seu site partilha com o fornecedor os dados de contacto de um avaliador?
O nosso site não partilha com nenhum fornecedor as informações referentes a contactos pessoais fornecidos pelo avaliador na avaliação, embora alguns dados não privados como o nome e a empresa, possam ser exibidos publicamente para proporcionar um contexto importante aos utilizadores do nosso site (exceto quando os avaliadores optaram por enviar uma avaliação “anónima”).
Como fornecedor as eventuais provas que venhamos a fornecer com a avaliação são consideradas na revisão?
Sim, levamos em conta todas as informações quando investigamos uma avaliação sinalizada. Porém, não podemos agir como intermediário entre fornecedores e avaliadores. Como plataforma de avaliações imparcial não podemos tomar decisões com base em interações entre um fornecedor e um avaliador ocorridas fora do nosso site. Como não podemos validar comunicações privadas, como trocas de e-mail ou conversas telefónicas que possam ocorrer fora do nosso site, essas podem não ser confiáveis. Portanto, consideramos as comunicações externas apenas um aspecto entre muitos outros que conformam a nossa investigação. Encontre aqui mais detalhes sobre o nosso processo de investigação.
Recebemos múltiplas avaliações para o nosso produto de avaliadores que trabalham na mesma empresa. Isso é permitido?
Sim, não há restrições para quantos avaliadores da mesma empresa podem avaliar um determinado produto. Como os colegas de trabalho às vezes usam o mesmo produto de diferentes maneiras, acreditamos que fornecer diferentes pontos de vista é um serviço valioso para a nossa comunidade. No entanto, é proibido que qualquer avaliador escreva mais de uma avaliação de um mesmo produto num período curto de tempo.
Os fornecedores podem pedir uma avaliação em troca de um incentivo?
Os fornecedores podem pedir aos clientes avaliações e oferecer incentivos simbólicos por isso. O Software Advice envia igualmente campanhas periódicas de e-mails a pedir avaliações de software em troca de um valor simbólico.
-
Esses incentivos devem ser oferecidos a todos os avaliadores independentemente de deixarem uma avaliação positiva ou negativa.
-
Se descobrirmos que os fornecedores usam incentivos para influenciar o conteúdo de uma avaliação esta será removida.
-
Os fornecedores devem notificar o Software Advice se pedirem avaliações em troca de um incentivo.
Consulte a seção Sobre as Avaliações que Recebem Incentivos nas nossas diretrizes.
Porque é que alguns dos nossos utilizadores receberam um e-mail do site sobre as avaliações?
A maioria das nossas avaliações vem de utilizadores que publicam diretamente no nosso site ou em resposta às nossas campanhas internas de avaliações (direcionadas aos membros do nosso banco de dados do site). Os utilizadores passam a fazer parte do banco de dados voluntariamente quando deixam avaliações no site, assinam as nossas listas de e-mail ou ligam para a nossa equipa interna de vendas. Ao acederem ao nosso site ou responderem às nossas campanhas de avaliação, os utilizadores podem avaliar o software que quiserem. Então, esporadicamente, podemos enviar um e-mail aos utilizadores sobre as avaliações com base na sua interação num dos nossos sites.
Um fornecedor pode entrar em contacto com um avaliador para pedir que retire uma avaliação do perfil do fornecedor?
Encorajamos a comunicação entre fornecedores e avaliadores por meio do nosso mecanismo de resposta às avaliações. Os fornecedores não devem contactar um avaliador, direta ou indiretamente, para fazer com que retirem ou editem uma avaliação. O Software Advice NÃO aceita e tem uma política de tolerância zero contra ameaças ou assédio aos nossos avaliadores. Se formos informados que um fornecedor entrou em contato com um avaliador para pedir a remoção ou edição de uma avaliação ou que importunou o avaliador de alguma forma, encorajamos o avaliador a entrar em contacto com o nosso site imediatamente pelo e-mail [email protected]. Com base nos resultados da nossa investigação, o fornecedor infrator pode estar sujeito a sanções do site, bem como a ressarcimento legal.
Porque é que estão os fornecedores proibidos de enviar avaliações em nome dos seus clientes?
Mesmo quando não há intenção de fraude se um terceiro envia uma avaliação em nome de um avaliador, não temos como saber se o conteúdo foi enviado com o consentimento do avaliador ou se o conteúdo original foi modificado de alguma maneira. Quando identificamos que uma avaliação do cliente foi enviada pelo fornecedor, desativamos a avaliação em questão. Depois disso, o avaliador original é encorajado a enviar um avaliação por conta própria, diretamente no nosso site.
As avaliações de produtos de fornecedores pagos são tratadas de maneira diferente das avaliações de produtos de fornecedores não pagos?
As avaliações de todos os fornecedores de todos os diretórios estão sujeitas ao mesmo processo de Controle de Qualidade, quer o cliente seja pago ou não. Fazemos o possível para garantir que a nossa equipa de avaliações seja totalmente imparcial e não motivada pelo lucro. Esta é uma das principais razões pelas quais a equipa de avaliações é separada das equipas de vendas e marketing.
Porque é que os fornecedores que participaram de atividade de avaliações fraudulentas não são banidos do site?
Acreditamos que fornecer um catálogo completo de software, nas mais diversas categorias, é mais importante para os nossos utilizadores do que simplesmente remover uma lista. Em vez disso, tentamos penalizar os fornecedores por atividade fraudulenta de outra maneira, tal como sinalizando seu perfil por fraude como advertência para os compradores de software. Dessa forma, oferecemos informação valiosa aos compradores de software que não seria evidente se simplesmente removêssemos o perfil do nosso catálogo.
O nosso software foi penalizado. O que podemos fazer?
Caso a página do seu software mostre uma sanção e não saiba o porquê, entre em contacto com a equipa de avaliações pelo portal do fornecedor para ver um resumo da atividade que conduziu à penalidade, além de detalhes adicionais sobre a sanção.
O que devemos fazer se alguém estiver a exercer chantagem ou ameça com uma avaliação negativa?
Não fazemos nenhum tipo de arbitragem. Não somos mediadores e não podemos interferir em disputas entre os nossos avaliadores e os fornecedores. Se considerar que está a ser alvo de assédio ou ameaça, sugerimos que contacte o órgão responsável pelo cumprimento da lei.
Se uma avaliação negativa não cumpre as nossas diretrizes, sinalize-a para investigação no portal do fornecedor. A nossa equipa investigará adequadamente segundo os nossos procedimentos de investigação.
O que é o programa de “Avaliação como Serviço” (Reviews as a Service)?
O programa de Avaliação como Serviço (RaaS) gratuito ajuda os fornecedores a conseguirem avaliações das suas listas de produtos ao permitir que o Software Advice envie e-mails aos clientes pedindo uma avaliação do software em troca de um incentivo simbólico. As avaliações recolhidas são exibidas em toda a rede da Gartner Digital Markets: Capterra, Software Advice e Software Advice. Saiba mais sobre o programa de RaaS falando com um representante de conta ou clicando aqui.
Como as avaliações são organizadas nas páginas de produtos?
Por norma, as avaliações são organizadas pelo critério Mais Útil para os compradores de software, conforme determinado pelo nosso algoritmo, refletindo a densidade e qualidade da avaliação, a atualidade da experiência e outros factores. Como uma plataforma neutra, a classificação por estrelas da avaliação não é considerada na classificação de “Mais Útil” e não há atualmente um mecanismo de votação que permita aos visitantes do site interferir na classificação. Este algoritmo de organização padrão foi aplicado para todos os perfis de produto e para todos os fornecedores no site. Os utilizadores do site poderão escolher modificar a organização mediante outras opções, tais como Mais Recente ou Melhor Classificado.
Porque é que há um atraso entre a data de submissão e o aviso de publicação?
Quando uma avaliação é submetida ela passa pelo nosso processo de Controle de Qualidade, conduzido por uma equipa dedicada a assegurar que as avaliações publicadas atendem às nossas diretrizes. Procuramos publicar as avaliações no prazo de alguns dias úteis após a submissão, mas durante períodos mais agitados o atraso pode ser maior. Os fornecedores são então notificados quando as avaliações são publicadas.
Um fornecedor pode escolher não participar do programa de avaliações?
Como uma plataforma neutra, esforçamos-nos para fornecer aos nossos utilizadores diretórios de avaliações o mais completos possível. Por isso, a nossa política não permite que fornecedores escolham não participar do nosso programa de avaliações. Independentemente dos fornecedores escolherem participar ou não da recolha de avaliações, publicaremos as avaliações que recebermos de qualquer produto listado nos nossos catálogos desde que passem pelo nosso processo de Controle de Qualidade e cumpram as nossas diretrizes.
Revendedores estão listados no seu site, podem tais revendedores responder às avaliações?
Geração de Leads: Autorizamos os revendedores a participar do nosso programa de geração de leads. No entanto, se a Empresa Mãe demonstrar interesse na geração de leads para o seu produto, terá prevalência e o revendedor será desativado.
Listas de Produtos: Como as Listas de Produtos estão reservadas para empresas que são titulares dos produtos, não listamos revendedores, integradores, consultores e outros parceiros nas listas de produtos.
Avaliações: Um revendedor ou parceiro que se tenha inscrito para um perfil pode responder a avaliações desde que revele nas suas respostas que são revendedores ou parceiros da empresa que é titular do produto.
Não conhecemos o avaliador. Achamos que não se trata de um utilizador do nosso software. Como é que esse utilizador pôde deixar uma avaliação?
Embora entendamos que os fornecedores se orgulhem de conhecer a sua base de utilizadores, há muitos casos válidos em que o fornecedor pode não conhecer um avaliador legítimo com base nas informações fornecidas com a avaliação. Tais casos incluem, entre outros, o seguinte:
-
Compradores de software que avaliam várias ferramentas antes de comprar o software. Acreditamos que essas experiências de avaliação (numa prova de conceito ou versão de avaliação) são experiências válidas em si e, portanto, são valiosas para partilhar com a comunidade de utilizadores.
-
Contas de software que são partilhadas com vários utilizadores ou unidades de negócios de uma só empresa. O avaliador pode não ser o proprietário da conta e, portanto, é desconhecido do fornecedor.
-
Contratos do fornecedor que foram assinados por uma pessoa jurídica não por um indivíduo.
-
Avaliadores que mudaram de emprego e usaram o software numa empresa anterior.
-
Utilizadores que enviaram a avaliação com um nome diferente do que foi usado no contrato com o fornecedor. Por exemplo, “Beto” ao invés de “Roberto” ou usar um nome de solteiro.
-
Utilizadores que digitaram um nome alternativo para a sua empresa atual, tais como iniciais ou uma abreviatura, ou de uma empresa mãe ou filial, ao invés do nome usado no seu contrato com o fornecedor.
-
Utilizadores que escolheram usar um nome abreviado ou pseudónimo para manter a sua anonimidade.
-
Avaliadores que fizeram login com o LinkedIn e escolheram permanecer anónimos. Esses utilizadores foram validados pela nossa equipa de Avaliações, mas as suas avaliações não mostram qualquer identificação. Saiba mais sobre avaliações anónimas.
Como plataforma de conteúdo neutra, confiamos que os nossos avaliadores fornecerão informações precisas e honestas sobre a sua experiência com o software. Na tentativa de manter um quadro da indústria de software o mais amplo possível, tentamos não limitar os tipos de experiência de software que são partilhados no nosso site. Isso porque todos os utilizadores de um software têm uma experiência válida para partilhar e um avaliador não precisa ser o titular da conta nem ter contacto direto com o fornecedor.
Porque é que um avaliador pôde avaliar o mesmo produto duas vezes?
Entendemos que as experiências com um software podem mudar ao longo do tempo bem como que este é um ponto importante a considerar para compradores de software. Por isso, múltiplas avaliações pelo mesmo utilizador podem aparecer para um mesmo perfil de produto desde que tenha passado um período de pelo menos 6 (seis) meses entre cada submissão.
Perguntas frequentes (FAQs) para avaliadores:
Porque é que estou a receber e-mails do Software Advice depois de submeter uma avaliação?
Os utilizadores que submetem uma avaliação no nosso site concordam em receber comunicações nossas no futuro, tal como se descreve nas condições do site. Se algum utilizador não quiser receber essas comunicações é possível cancelar a receção do nosso programa de e-mail clicando no link “cancelar assinatura” que aparece nesses e-mails. Por favor, leia mais informações nas condições do site.
Deixei uma avaliação mas não recebi um vale-presente! Porquê?
Para aqueles que enviaram uma avaliação como parte de um programa de incentivo, tenham em consideração o seguinte:
-
Apenas as avaliações publicadas podem receber o incentivo. Se uma avaliação não cumprir com as nossas Diretrizes e não for publicada, o avaliador não receberá o incentivo pela avaliação. No entanto, fomentamos a participação do avaliador enviando avaliações em futuras campanhas de avaliação com incentivos para as quais permanecem elegíveis.
-
Os vales-presente são automaticamente enviados pelo nosso sistema em horários determinados. Para minimizar os erros o nosso sistema envia os vales-presente automaticamente a intervalos periódicos.
-
Certifique-se de que o link do e-mail ao qual respondeu contém uma oferta de incentivo. Apenas as avaliações enviadas depois de clicar num link de incentivo no e-mail são elegíveis para um incentivo. Esses links contêm informações de rastreamento que permitem relacionar o incentivo com a avaliação apresentada. Se não clicou num link no e-mail da campanha o nosso sistema não consegue saber que deixou uma avaliação.
-
Não foi possível verificar a sua identidade. Se precisarmos de mais informações sobre si, podemos entrar em contacto com essa finalidade e, enquanto isso, a publicação da avaliação e o incentivo estarão suspensos. Responder à nossa solicitação pode permitir publicar a avaliação e fornecer o vale-presente.
-
O link de confirmação do vale-presente não foi clicado. Para garantir que os nossos vales-presente vão para e-mails válidos, enviamos um e-mail de confirmação com um link no qual se deve clicar para que possamos enviar o vale-presente.
-
A avaliação foi enviada depois de o incentivo expirar ou depois de se alcançar o limite de pagamentos. Alguns dos nossos programas oferecem apenas um número limitado de vales-presente ou têm uma oferta que se termina depois de um determinado tempo. As avaliações enviadas depois que tais limites são atingidos não se qualificam para um vale-presente.
Em todo o caso, verifique as suas caixas de Spam e Lixeira antes de entrar em contacto com nossa equipa de suporte.
Uma observação sobre fraude. Os códigos dos vales-presente são exclusivos e só podem ser usados pelas pessoas que têm acesso ao e-mail para o qual os cartões foram enviados. Saiba que podemos rastrear o saldo de um vale-presente e identificar quando foi resgatado e usado. As solicitações ilegítimas de incentivo, além de qualquer atividade fraudulenta relacionada a deixar avaliações em troca de um incentivo, podem resultar na expulsão do nosso programa de incentivo de avaliações.
Porque é que a minha avaliação não foi publicada?
Para proteger a integridade dos nossos programas de avaliações, as avaliações podem ser desativadas se não nos sentirmos confiantes de que a identidade do avaliador foi devidamente verificada ou se acreditarmos que o conteúdo submetido não segue as nossas diretrizes. Em alguns casos, entraremos em contato com os avaliadores solicitando informações adicionais para ajudar a determinar se publicamos ou não a avaliação. Depois de enviar a sua avaliação, fique atento a um e-mail nosso a pedir mais informações que podem ser necessárias para publicar a sua avaliação!
Se já passou algum tempo desde que enviou a sua avaliação saiba que pode demorar até uma semana para que uma avaliação enviada passe corretamente pelos nossos controles. Em média, demora até 72 horas para que uma avaliação seja verificada e publicada.
A minha avaliação apresenta algumas correções. Porquê?
De acordo com as nossas políticas para avaliadores, desde que uma avaliação cumpra com as nossas diretrizes não fazemos alterações que mudem a intenção do original. Porém, podemos fazer alterações simples para corrigir erros de digitação ou remover caracteres não convencionais. O avaliador não será notificado sobre essas alterações que são feitas mediante avaliação do Software Advice.
Como faço para editar ou remover a minha própria avaliação?
Apenas o avaliador original tem o direito de nos comunicar uma edição do conteúdo ou pedir que eliminemos a avaliação.
Para solicitar a edição de uma avaliação existente: o avaliador pode enviar um e-mail (usando o endereço de e-mail pelo qual enviou o texto original) para [email protected], explicando as edições exatas, juntamente com a explicação do porquê das edições (para os nossos registos). Assumindo que as edições ou o novo conteúdo sigam as nossas Diretrizes, ficaremos felizes em fazer essas alterações.
Para solicitar a eliminação de uma avaliação: o avaliador pode enviar um e-mail (usando o endereço de e-mail pelo qual enviou o texto original) para [email protected], explicando que avaliação gostaria de remover e o porquê (para os nossos registos). Uma vez desativada uma avaliação existente, um avaliador tem sempre a opção de enviar uma nova avaliação para o produto.
Enviei uma avaliação, mas disseram-me que não cumpria com as diretrizes e não será publicada. E agora?
Se uma avaliação não passa no nosso processo de controle de qualidade ou a nossa equipa considera que ela não cumpre as Diretrizes da Comunidade, a avaliação não será publicada. As avaliações que não são publicadas não se qualificam para um incentivo, mesmo quando são enviadas em resposta a uma oferta de incentivo. Os utilizadores podem enviar outra avaliação que cumpra com as nossas diretrizes.
É possível fazer uma avaliação do mesmo produto mais do que uma vez?
Embora o avaliador possa atualizar a sua própria avaliação a qualquer momento, permite-se apenas uma única avaliação por produto dentro de um período de seis meses. Se uma segunda avaliação for enviada dentro desse prazo, a avaliação mais antiga será desativada e a mais nova ficará publicada como a experiência mais recente.
Os avaliadores podem sofrer sanções por deixar avaliações fraudulentas?
Em resumo, talvez. Ao enviar uma avaliação o utilizador concorda com as diretrizes do site e assume que todo o conteúdo enviado cumpre com as nossas diretrizes. O nosso site tem o direito de tomar medidas legais contra qualquer avaliador que envie um conteúdo fraudulento ou enganoso. Além disso, muitas jurisdições dentro e fora dos Estados Unidos levam muito a sério o conteúdo das avaliações e já houve casos de processos contra avaliadores por publicação de conteúdo fraudulento. Em 2009, por exemplo, o Procurador Geral de Nova York, Andrew Cuomo, encerrou um caso no qual uma empresa que publicava avaliações falsas teve de pagar uma multa de USD 300.000,00. Países fora dos EUA, tais como o Reino Unido, França, Itália e Alemanha também têm leis rigorosas sobre fraude de avaliações, conforme o estipulado no Acordo de Práticas Comerciais Desleais da UE.
Posso deixar uma avaliação baseada numa demonstração de produto que assisti?
Acreditamos que as avaliações de software devem ser baseadas em experiências reais de utilização do produto. Assistir à demonstração de um produto não é o mesmo que uma experiência prática (hands-on) de usar um produto, e nesse sentido, se verificarmos que uma avaliação está baseada na demonstração de produto assistida esta será desativada pela nossa equipa. Contudo, uma demonstração assistida não é tratada da mesma forma que a avaliação de um produto durante um período de demonstração gratuita (free trial). Participar de uma demonstração gratuita inclui uma experiência prática. Se usou o software durante um período de demonstração gratuita, poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de avaliação.
Porque é que a minha avaliação foi sinalizada para investigação?
As avaliações podem ser sinalizadas como potencialmente fraudulentas pelo fornecedor, outros avaliadores ou durante as nossas auditorias internas da base de dados de avaliações. Nessas situações, podemos solicitar mais informações, como o comprovativo de uso, para melhor entender se a avaliação em questão atende às nossas diretrizes. Se verificarmos que uma avaliação viola as nossas diretrizes, ela será removida. Por favor, verifique a nossa visão geral do processo de investigação para mais detalhes.
Posso deixar uma avaliação baseada numa demonstração gratuita (free trial)?
Os compradores de software avaliam múltiplas ferramentas antes de comprar software. Entendemos que essas experiências de avaliação, em prova de conceito ou com versões de demonstração, são experiências válidas para partilhar com a nossa comunidade de utilizadores. Se usou uma versão de demonstração gratuita de um software, poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de submissão de avaliação, selecionando a opção “Demonstração Gratuita”.
Porque é que recebi uma notificação de que a minha conta de avaliações foi suspensa?
O Software Advice decida-se a conectar compradores e vendedores de software sendo a maior e mais confiável fonte de avaliações de software. Para alcançar este nível, todas as avaliações são manualmente revistas pela nossa dedicada equipa de Controle de Qualidade. Qualquer sinal de fraude em avaliações resultará na desativação da avaliação. Utilizadores que forem apanhados a cometer fraude poderão ver as suas contas banidas com as avaliações correspondentes de todos os produtos removidas e não poderão submeter novas avaliações. Se as suas avaliações foram marcadas como fraudulentas, poderá receber uma notificação indicando esse facto. Admitimos que possa não concordar com a nossa decisão, mas importa notart que tomamos muitos aspetos consideração antes de sinalizar e encerrar qualquer conta de utilizador. Encorajamo-lo a conferir as nossas diretrizes para entender os factores envolvidos nas nossas decisões.
Última atualização da Política: Setembro de 2019